07/06/2012

Conhecendo os Deuses da Wicca

Na Wicca, o Divino ou a Divindade é maior que a criação e é a própria criação. Ela é imanente em todas as coisas, mas também se encontra distante e além do nosso alcance. É um conceito muito abrangente para ser compreendido em sua totalidade, mas podemos começar a experimentar isso por meio das nossas relações com os Deuses, facetas do Divino. 


Os dois maiores aspectos das Divindades que os Wiccanos trabalham são simplesmente chamados a Deusa e o Deus. Eles são as metafes, feminina e masculina, do Divino. No pensamento Wiccano, a união da Deusa e do Deus cria o Universo. A relação entre a Deusa e o Deus é simbiótica. Como as trevas e a luz, cada metade precisa da outra para se expressar por inteiro. O Deus representa, entre outras coisas, poder não manifestado; a chamada vida. Quem dá a forma a esse poder é a Deusa.


Então, os Deuses são reais, sensíveis e entidades independentes? São máscaras que os seres humanos colocam na Divindade para entendê-la melhor como sugere Joseph Campbell? São elas arquétipos - símbolos para temas universais que tendem a eclodir da mesma maneira em diversas culturas? São elas formas do pensamento que tomaram força conforme as pessoas as reverenciaram ao longo dos anos? Ou simplesmente faces da nossa própria psique? Muitos Wiccanos poderiam dizer que os Deuses são todas essas coisas - o que não quer dizer que elas sejam mutuamente exclusivas - e muito mais.


A ideia da polaridade feminina e masculina, que são o Deus e a Deusa, é um pouco abstrata, mas os Deuses Wiccanos por si só não são abstratos de maneira alguma para aqueles que trabalham com eles. Os Wiccanos têm um profundo amor e respeito pelos seus Deuses, mas não se ajoelham perante eles ou imploram por favores. Wiccanos trabalham com seus Deuses em uma parceria recíproca. Já que na Wicca cada um é o seu melhor sacerdote e não há intermediários entre você e os Deuses, os Wiccanos têm a responsabilidade e a honra de formara as relações e os vínculos entre os Deuses e eles mesmos. 


Um relacionamento Wiccano com os Deuses pode ser muito íntimo e familiar, o que não significa que os Wiccanos convidarão Thor e Freya para comer alguns pãezinhos enquanto eles assistem ao Super Bowl e comem Doritos, mas sim que eles falarão diretamente com eles, trabalharão juntos e conhecerão seus Deuses em um nível que não é fácil alcançar com a estrutura de uma Religião de grandes amplitudes?


Livro das Sombras - Junior Nonato 

Um comentário:

  1. Muito bom esse post!
    Comecei a seguir o caminho da wicca recentemente, e seu blog foi uma ótima descoberta!
    Já estou seguindo o blog e aproveito para lhe convidar a conhecer o Sook.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Dállia Negra - 2016 | Template feito por: Adorável Design | Imagens de ícones e imagem do cabeçalho por: Jaque Design