07/07/2012

A Lei do Retorno

De acordo com uma conhecida interpretação do Karma, na nossa próxima vida seremos recompensados ou punidos pelo que fizemos nesta; se, por exemplo, matamos alguém nesta vida, na próxima vida alguém nos matará. 


Essa ideia, no entanto, não condiz com a crença Wiccana, segundo a qual não precisamos esperar até a vida seguinte para enfrentar as consequências dos nossos atos. Essa crença basta para nos levar a fazer o bem e evitar o mal. 


Algumas religiões afirmam que existe um julgamento, seguido de recompensa ou punição, que virá depois da morte ou em outra vida. No entanto, isso parece levar as pessoas a pensar que podem escapar impunes das consequências dos seus atos, uma vez que elas não são imediatas. 


Mas, na Wicca, existe a crença de que aquilo que você faz não só volta para você, como volta triplicado, nesta vida mesmo. Isso dá aos Wiccanos uma forte motivação para não prejudicar ninguém nem empreender nenhum tipo de mal. Em outras palavras, se você faz mal a alguém, esse mal significa, entretanto, que, se você quebrar um dente de alguém, outra pessoa quebrará três dentes seus. 


Antes, você sofrerá algo que pode ser considerado três vezes pior do que perder um dente. O princípio básico, nesse caso, é que essa crença reforça o princípio da Wicca de que devemos praticar o bem e não prejudicar ninguém, inclusive você mesmo. 


Nem todos os Wiccanos levam em conta essa Lei Tríplice, embora a maioria pareça levar, mas todos acreditam que sofremos nesta vida a consequência dos nossos atos. Talvez caiba aqui mencionar, e sublinhar, que os Bruxos não usam drogas nem nada que possa fazer mal a eles próprios.


Como é inevitável que passemos por todo tipo de experiência, ao longo das nossas várias vidas, certamente podemos passar pela experiência de matar alguém, por exemplo, e também de ser morto. Mas essas duas mortes não estão necessariamente associadas e podem não acontecer de uma vida para outra. Em outras palavras, uma não foi a causa da outra; trata-se de duas experiências separadas pelas quais se precisa passar.


Essa crença de que colhemos o que plantamos contribui para a única “lei” da Wicca. Essa lei, conhecida como Rede Wiccana, diz o seguinte: “Faça o que quiser desde que não prejudique ninguém”. Isso inclui você mesmo, é claro.

2 comentários:

  1. Penso que karma é uma palavra hindu que significa alma ou destino, isto grosso modo. Poderá, então a alma morrer várias vezes? Um tema interessante para quem se dedica ao esotérico.

    ResponderExcluir
  2. Oi Dallia tudo bem?
    importante essa postagem!
    infelizmente não é assim, maioria das pessoas quer levar vantagem em tudo!
    *********************************
    estarei aqui no seu grupo de amigos p/
    acompanhar seu trabalho!
    visite meu blog se gostar ficarei feliz em ter voce em meu grupo de amigos!
    Um forte abraço e um beijão!

    ResponderExcluir

© Dállia Negra - 2016 | Template feito por: Adorável Design | Imagens de ícones e imagem do cabeçalho por: Jaque Design