22/10/2012

Exumação



A exumação e o translado de restos mortais são serviços funerários muito requeridos nos cemitérios, públicos e particulares.

 A exumação consiste em condicionar os restos mortais, após a decomposição natural dos tecidos, em uma caixa, geralmente de fibra.

 As exumações podem ser requeridas administrativamente ou judicialmente, pelos herdeiros ou pelas autoridades.

 Os corpos sepultados em sepulturas temporárias (catacumbas ou covas rasas), que têm o prazo de arrendamento de três anos em média, são exumados após o término do mesmo, sendo condicionados em caixas, cabendo aos herdeiros escolherem seu destino (por meio da transladação), que é a cremação ou o sepultamento em uma sepultura perpétua.

 Se a família não se manifestar após o final do prazo de arrendamento, a administração de cemitério em qualquer município pode incinerá-los ou até mesmo doá-los para instituições e estabelecimentos científicos de ensino ou pesquisa, mediante convênios previamente aprovados pela Diretoria de Controle Funerário Local.

 Apesar disso, não fica especificado no decreto se a administração do cemitério pode ou não efetuar tal incineração sem avisar a família ou o pagante do funeral, o que gera diversas ações judiciais em face dos cemitérios que efetuam tal exumação sem o dito aviso.

 Videos de Exumações Reais

Esse primeiro vídeo foi o mais comovente de todos. A Família acompanhou a exumação e chorou diante dos restos mortais da velha senhora. Essa retirada aconteceu em Itabaiana, e foi uma das mais detalhadas


Exumações Coletivas



Exumação Religiosa

 Muito praticada pela igreja durante beatificações, e outros processos. Muitos religiosos foram exumados incluindo o corpo do Papa João Paulo II. Veja no vídeo a exumação de Padre Pio.



Exumação do Corpo da Irmã Dulce antes da Beatificação.




Exumação do corpo de João Paulo II

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Dállia Negra - 2016 | Template feito por: Adorável Design | Imagens de ícones e imagem do cabeçalho por: Jaque Design