02/02/2013

Ectoplasma


Podemos já ter ouvido diversas histórias que descrevem a existência de um efeito paranormal chamado Ectoplasma, mas assim como eu ninguém talvez saiba a verdade sobre o que é Ectoplasma.
Então descreverei os dois lados da moeda, para os que acreditam e os que não acreditam:

Ectoplasma para a ciência acadêmica: é a parte da célula que fica entre a membrana e o núcleo, ou a porção periférica do citoplasma.

Ectoplasma: Termo criado por Charles Richet. É uma substância que se acredita seja a força nervosa e tem propriedades químicas semelhantes as do corpo físico, donde provém. Apresenta-se viscoso, esbranquiçado (quase transparente, com reflexos leitosos) e é evanescente sob a luz. É considerado a base dos efeitos mediúnicos chamados "físicos", pois através dele os espíritos podem atuar sobre a matéria.

Pesquisei fotos descritas como manifestações deste fenômeno, todas foram desmentidas pois a diversas controvérsias que se impõem a originalidade das mesmas.   
 Alegada materialização de um rosto, pela médium Eva Carriére (1912).

 Suposta materialização da médium Eva Carrière (1912).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 Ectoplasma (do Grego "ektós": por fora + "plasma": molde ou substância), na acepção da parapsicologia, designa supostamente uma espécie de vapor esbranquiçado que sai do alegado Psíquico (médium), mais frequentemente pela boca, mas que pode sair por qualquer parte do corpo. É também supostamente sensível a determinados impulsos, se exterioriza a partir do corpo de determinados indivíduos com características especiais (Psíquico), permitindo a materialização de corpos humanos distintos daquele de onde saiu ou de membros tais como mãos, rostos e bustos (ectocoloplasmia - formação de apenas partes ou membros do objeto ou coisa materializada). Não existem evidências científicas que corroborem sua alegada existência e nenhuma prova foi apresentada que desse sustentação a afirmação de fé.


 Encontrei relatos e fotografias de manifestações espiritas aqui no Brasil:


Materialização do espírito Ana, em 14/12/1953, onde pode se observar o médium Peixotinho em transe, deitado sobre a cama. Este médium realizou experiências na casa de Francisco Cândido Xavier permitindo, inclusive, através de sua faculdade, a materialização de amigos conhecidos do Chico.

Consciência espírita: www.consciesp.org.br



Fotografia que mostra o médium Antônio Alves Feitosa, fornecedor do ectoplasma, com o espírito materializado atrás (Irmã Josepha). Do lado direito está Francisco Cândido Xavieir. Esta fotografia foi feita por Nedyr Mendes da Rocha no ano de 1965em Uberaba, MG, usando uma máquina fotográfica marca Roleiflex e filme Kodacolor de 100 ASA. Como os trabalhos dematerialização são feitos no escuro, esta foto foi feita com o auxílio de flash. É interessante notar como o ectoplasma que sai da boca do médium, como se fossem panos, ‘cai’ na direção do chão, mostrando estar sujeito à ação da gravidade. No trabalho de materialização em que esta fotografia foi feita, também participou a médium Otília Diogo. Ela se encontrava sentada dentro da cabine.

Matthieu Tubino
Um "Fluido Vital" Chamado Ectoplasma.
publicações Lachâtre



No ectoplasma expelido pelo médium fotografou-se o rosto do espírito de Arthur Conan Doyle que em vida foi um estudioso do Espiritismo. Conan Doyle foi o criador do detetive Sherlock Holmes, personagem que atua em seus romances policiais. (Nota do compilador)
http://www.paginaespirita.com.br/materializacao.htm


CARACTERÍSTICAS DO ECTOPLASMA:

O ectoplasma é de difícil manipulação, é pegajoso, não se molda facilmente, por isso exige treinamento e técnicas para que os espíritos se utilizem deste fluido.

Não é o espírito que se materializa e sim o ectoplasma que se adere a forma do perispírito do espírito.

O ectoplasma sofre muito a influência da luz do dia e da luz branca, ocorrendo interferências no fenômeno, o ideal é utilizar uma luz de tom avermelhado.


  
Pode ocorrer materialização sob o efeito da luz branca mas é necessário ter muito ectoplasma (em abundância), também é difícil tirar-se foto com flash de materialização, porque no momento do flash há interferência.


Fonte: http://www.espiritualismo.hostmach.com.br/ectoplasma.htm#O_QUE_%C3%89_ECTOPLASMA


2 comentários:

  1. O nome do que fica entre a membrana plasmática e o núcleo é CITOPLASMA e não ectoplasma.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, muito interessante, pena o site aqui estar protegido contra copia, não dá para guardar o conteúdo, nem salvar as fotos. Mas ok, obrigado pelo artigo.

    ResponderExcluir

© Dállia Negra - 2016 | Template feito por: Adorável Design | Imagens de ícones e imagem do cabeçalho por: Jaque Design