16/04/2013

Odin - deus da sabedoria

Na mitologia nórdica, Odin significa deus ou chefe. É o chefe supremo do reino de Asgard, onde que habitam os deuses nórdicos. Odin é considerado o deus da sabedoria, da magia, da poesia e da guerra. É protetor dos mortos em batalha e dos magos. Odin conhece os mistérios das runas e de outras magias.
O nome Odin na língua nórdica antiga tem o significado de "furioso", "louco" e "violento" mas, por outro lado, possui a conotação positiva de "sabedoria", "sensibilidade" e "alma". Por isso, as atribuições ambíguas do seu papel de deus da guerra e deus da poesia.
Odin é pai de muitos filhos, dentre eles está Thor, o Deus do Trovão. A principal arma de combate de Odin é uma poderosa lança denominada Gungnir, que lançava montado em seu lendário cavalo de 8 patas chamado Sleipnir. Ele também era protegido por dois corvos chamados Hugin e Mugin, que após percorrerem o mundo, pousavam sobre os seus ombros para contar tudo que haviam presenciado.
Segundo a mitologia nórdica, na batalha do fim do mundo denominada Ragnarök, Odin guiará os deuses e homens que irão combater contra as forças do mal. Mas neste combate, o deus Odin será morto pelo lobo Fenrir.

3 comentários:

  1. Bom dia! Sempre adorei mitologia, e por isso, decidi seguir suas postagens. Acho que falta magia na vida.

    ResponderExcluir

© Dállia Negra - 2016 | Template feito por: Adorável Design | Imagens de ícones e imagem do cabeçalho por: Jaque Design