12/11/2014

Aracnofobia


Aracnofobia é a fobia de aranhas. A pessoa que apresenta fobia de aranha mantêm distância de locais onde possam existí-las, evitam viajar para o campo ou morar em um lugar onde apareça uma aranha, mesmo sendo pequena. Ao dormir revistam atrás dos móveis para conferir se não há aranhas no quarto.

Sendo assim, a aracnofobia pode limitar a vida das pessoas que a apresentam, determinando onde vivem, para onde viajam e seus passatempos.
Alguns dos sintomas da aracnofobia são: sudorese, pulso acelerado, inquietação, respiração rápida, taquicardia e náuseas.

O diagnóstico é baseado apenas nos sintomas apresentados.
O tratamento indicado para a aracnofobia é o psicológico, onde a pessoa é exposta de forma gradual ao animal.

A origem do medo é explicada do ponto de vista biológico como uma vantagem evolutiva para a sobrevivência.

Do ponto de vista psicológico, a aracnofobia é classificada como fobia específica, que consiste em medo irracional ou excessivo, persistente e acentuado de um objeto, situação ou animal.

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

Um comentário:

  1. Sofro disso aí desde que morei em uma casa onde elas abundavam... de todas as cores, formatos e tamanhos, peludas e apavorantes, essas bichas entravam na casa todos os dias e me davam sustos enormes. Graças a Deus, elas não me picaram por lá.
    Mas por aqui, fui picada no rosto, junto à aba do nariz, e deu um trabalhão... tive que tomar antibióticos por vários meses. O tecido necrosou e precisei retirá-lo todos os dias com um cotonete embebido em água oxigenada. Fiquei com uma pequena cicatriz no rosto. Custou muito a cicatrizar.

    ResponderExcluir

© Dállia Negra - 2016 | Template feito por: Adorável Design | Imagens de ícones e imagem do cabeçalho por: Jaque Design